
Muita gente diz que criança na cozinha é bagunça garantida. E é mesmo, mas você sabia que envolver a criança na preparação dos alimentos gera inúmeros benefícios?
Enquanto ajuda no preparo das refeições a criança aprende muito! E não é só sobre comida não. Nesse processo a criança terá contato com diversas áreas do conhecimento, como matemática, física, química, biologia e português.
Por exemplo, utiliza-se a matemática ao contar ou pesar os ingredientes. Português ao ler uma receita. Química ao observar as transformações que ocorrem quando se mistura determinados ingredientes, ou quando se aquece ou resfria determinado alimento, e por aí vai.
A criança aprende a olhar as horas no relógio e a calcular o tempo de espera de um prato que está no forno. Aprende a ter paciência e a esperar. Aprende sobre higiene e trabalho em equipe. Pratica a leitura e conhece palavras novas no livro de receitas. Desenvolve a concentração, a autonomia e a autoestima, se sente útil e pertencente. Além disso, experimentar alimentos novos fica muito mais fácil quando a criança está envolvida no preparo. Afinal, foi ela quem fez!
Considerações importantes:
Lembre-se que todo o processo deverá ser supervisionado por um adulto.
No momento em que for delegar as tarefas para os pequenos, considere a idade e a capacidade de cada criança.
A partir dos dois aninhos a criança pode receber tarefas como: pegar e lavar as frutas e hortaliças, colocar os ingredientes na tigela e misturar, modelar biscoitos e cookies, etc.
Com 4 ou 5 anos pode-se acrescentar tarefas como: quebrar ovos, usar a faca (sem ponta e com supervisão) para cortar e picar alimentos macios, confeitar bolo, montar tortas, lasanhas e pizzas, etc.
Com planejamento e organização a bagunça nem é tão grande assim! Já o aprendizado, esse sim é gigante!

Que tal colocar a mão na massa com alguma dessas receitas:




