
Quem aí ama pipoca? Eu amo! Pra ver um filminho então, não pode faltar! No entanto, não ofereça às crianças menores de 4 anos.
A pipoca quando bem preparada é um alimento ótimo, pois contém antioxidantes, vitaminas do complexo B, além de fibras que contribuem para a saciedade e bom funcionamento do intestino. Agora você deve estar se perguntando: “Mas se ela é tão boa assim porque não é recomendado oferecê-la para crianças pequenas?”
Saiba o porquê:
O problema é que a casquinha da pipoca aumenta o risco de engasgo e sufocamento. O Guia Alimentar para Crianças Brasileiras do Ministério da Saúde orienta não oferecer pipoca às crianças menores de 2 anos. Já a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que a pipoca seja oferecida apenas após os 4 anos de idade.
O risco de engasgo e aspiração é maior nessa faixa etária devido ao fato das crianças pequenas ainda estarem aprendendo o processo de mastigação e deglutição, além de não possuírem os dentes molares, importantes na trituração dos alimentos sólidos.

Outro ponto que pode contribuir com o engasgo é o fato das crianças se distraírem com facilidade. Crianças brincam, riem e pulam enquanto comem aumentando as chances do engasgo acontecer. Por isso é importante que se evite dar comida às crianças enquanto elas brincam. O ideal é que no momento da refeição as crianças estejam sentadas à mesa e não pulando e correndo por aí.
Se seu filho(a) já possui idade apropriada para consumir pipoca, veja AQUI como prepará-la de forma saudável (pipoca de microondas não é saudável, hein!). E caso ele(a) ainda seja menor, não tenha pressa. Enquanto não chega a hora de comer pipoca, há inúmeros alimentos deliciosos e saudáveis para oferecer aos pequenos, não é mesmo? Me conta nos comentários qual a comidinha preferida do seu filho(a)!




