Como escolher um bom chocolate

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on linkedin
Share on twitter
Share on print
Foto do Canva

Que o cacau tem vários benefícios você já sabe, mas nem todos os chocolates são agraciados com os benefícios do cacau, infelizmente, e é por isso que hoje irei te ensinar a escolher um chocolate de qualidade.

Mas antes, me responde uma coisa: você sabe os ingredientes do seu chocolate ou bombom favorito? Não? Tarefa de casa, hein! Descobre aí e coloca aqui nos comentários que eu quero ver!

O chocolate é feito basicamente por sólidos de cacau (massa/pasta ou liquor de cacau, manteiga de cacau, cacau em pó…) e açúcar ou adoçante.

Mas pode conter ainda: leite, leite de coco, baunilha, castanhas, lecitina de soja ou girassol, aditivos e por aí vai…

Segundo a nossa legislação, para o produto ser considerado chocolate, ele deve conter, no mínimo, 25% de sólidos totais de cacau (ou 20% de manteiga de cacau, no caso do chocolate branco) misturados a outros ingredientes.

Mas já foi melhor, antigamente o percentual mínimo era de 32% e era proibido a utilização de outro tipo de gordura que não fosse a manteiga de cacau. Hoje o que a gente mais vê por aí é gordura hidrogenada e outros tipos de gordura vegetal adicionados ao chocolate. Por isso, de olho no rótulo, mais precisamente na lista de ingredientes!

Sem falar que muitos produtos nem alcançam o percentual mínimo de 25%, e por isso nem deveriam ser chamados de chocolate.

Benefícios do cacau

Antes de te ensinar a escolher um bom chocolate, vamos falar dos benefícios.

O cacau é um fruto riquíssimo, cheio de qualidades, é fonte de magnésio e potássio e possui altos níveis de compostos fenólicos, como os flavonoides, que são responsáveis pelas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias desse alimento.

Por isso, quando consumido regularmente e dentro de uma dieta balanceada, é claro, poderá contribuir com a prevenção de doenças degenerativas. O cacau também tem efeito cardioprotetor, estudos apontam controle na pressão arterial e em dislipidemias, melhora na sensibilidade à insulina entre outros benefícios. Muito bom, né?

No entanto, para aproveitar esses benefícios é necessário que o teor de cacau presente no chocolate seja elevado, quanto mais cacau, mais compostos fenólicos, e é claro, menos açúcar e outros ingredientes.

Por outro lado, quanto mais cacau, mais caro e mais amargo fica o chocolate, sabor que não agrada muita gente, principalmente porque o açúcar está impregnado na nossa alimentação e as pessoas já estão com o paladar viciado.

Mas a boa notícia é que nosso paladar é adaptável! Olha que maravilha! Podemos mudar nossas preferências alimentares. É claro que isso vai demandar um esforço inicial, mas se você persistir, logo você se adapta e começa a apreciar outros sabores, como um chocolate mais intenso.

Mas atenção! Apenas o percentual de cacau não garante a qualidade do chocolate, nem indica o quanto amargo ele é, chocolates com o mesmo percentual de cacau, podem ter níveis de amargor diferentes.

A variedade do cacau, a região onde ele foi cultivado e o processo de fabricação, especialmente as etapas de fermentação e torrefação, também contam para o quesito qualidade e influenciam no sabor e aroma do chocolate.

Como saber se o chocolate é de qualidade

Você já deve ter ouvido falar que quanto menor a lista de ingredientes, melhor, né? Para os chocolates não é diferente, na maioria das vezes, quanto menor a lista, melhor o chocolate!

Passe longe daqueles com gordura hidrogenada, o ideal é que tenha apenas manteiga de cacau

Escolha chocolates com percentuais maiores de cacau, indico pelo menos 70%. Não gosta? Que tal começar devagar? Um percentual de 40, 50% para começar, daí você vai aumentando aos poucos…

Então, para escolher um bom chocolate, analise a lista de ingredientes:

  • o cacau deve estar no início da lista,
  • não deve ter outra fonte de gordura que não seja a manteiga de cacau,
  • não deve ter aditivos químicos, (sabe aqueles nomes estranhos? Pois é.…)
  • e de preferência sem aromas ou aromatizantes.

Os aromatizantes podem mascarar o sabor de um bom cacau, logo, na maioria das vezes quando se usa um bom cacau, não se usa aromatizantes. Eles são utilizados principalmente quando se quer corrigir o sabor do cacau.

Se tiver lecitina de soja ou de girassol, ok. Muitos chocolates bons acabam usando a lecitina, substância presente naturalmente em alguns alimentos, pois ajuda a deixar o chocolate mais fluido, conferindo uma textura lisinha.

Importante: lembre-se que o chocolate, por conter açúcar, não é recomendado antes dos dois anos de idade, mas quando já estiver liberado e você quiser oferecer chocolate para o seu filho, ofereça um chocolate de qualidade, com pelo menos 70% de cacau, assim ele já aprende a apreciar o sabor mais intenso desde cedo.

Agora que você já sabe como escolher um bom chocolate, quero que você conheça o seu chocolate favorito! É isso mesmo! Corre pra espiar a lista de ingredientes e me conta aqui.

Não se preocupe, não é pra deixar de comer seu chocolate preferido não, é apenas para que você tome consciência do que está colocando para dentro do seu corpo. Ter consciência do que estamos ingerindo é o primeiro passo, para depois, fazermos boas escolhas.

Alguns chocolates com boas listas de ingredientes:

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Veja também

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Saiba como iniciar a alimentação do seu bebê

Open chat
Precisa de ajuda?