Share on whatsapp
Share on facebook
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on linkedin
Share on twitter
Share on print
Foto do Canva

“Cheiro de pipoca tá rolando no ar
Pipoca, uoooba!
Comendo o dia inteiro esparramando no sofá”

 

Pipoca é bom demais, né!? E o melhor é que, além de gostosa, é super saudável. É um alimento rico em antioxidantes, vitaminas, minerais e fibras e ajuda na saciedade e no bom funcionamento do intestino. Mas tem que ser caseira, de preferência feita na panela!

A pipoca de microondas contém gordura e sal em excesso, além de aditivos químicos. Só para exemplificar coloquei abaixo a lista de ingredientes de uma determinada marca de pipoca de microondas:

“Ingredientes: milho de pipoca, gordura vegetal, sal e preparado para pipoca (óleo vegetal, gordura vegetal hidrogenada, aromatizante, regulador de acidez ácido acético, corantes naturais cúrcuma e urucum e antioxidante BHT).”

Por isso, se você quer aproveitar os benefícios desse super alimento, esqueça aquele pacotinho pronto para miccroondas. Ao fazer sua própria pipoca na panela você controla não só o tipo de gordura que irá utilizar, mas também a quantidade de gordura e sal, além de não adicionar nenhum tipo de aditivo químico.

Receita de pipoca de panela simples:

Ingredientes:

1/2 xícara de chá de milho;

1/2 colher de chá de azeite ou manteiga ghee ou óleo de coco (apenas o suficiente para untar o fundo da panela);

sal a gosto (use com moderação)

Preparo:

Coloque o azeite em uma panela e adicione apenas 3 grãos de milho. Tampe e deixe no fogo médio, assim que um dos grãos estourar coloque o restante do milho, tampe a panela e reduza o fogo, deixe o milho cozinhando. A cada 2 minutos, levante a panela segurando pelas alças,  e mexa fazendo movimentos circulares para que os grãos estouram por igual. Desligue o fogo quando o tempo entre um estouro e outro for maior que 3 segundos. Transfira a pipoca para uma bacia ou tigela, tempere com sal e sirva.

 

Dica: use outros temperos naturais de sua preferência para dar mais sabor. Ex: páprica, orégano, ervas finas, alho e cebola em pó (assim você não sentirá falta do sal).

Armazenamento: caso queira guardar a pipoca para consumir no outro dia, deixe que elas esfriem completamente e depois armazene em pote de vidro com fechamento hermético ou saco plástico bem fechado.

Importante: Não ofereça pipoca às crianças menores de 4 anos! Saiba o porquê AQUI.

 

Vídeo com passo a passo para fazer uma versão saudável:

 

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Veja também

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Saiba como iniciar a alimentação do seu bebê

Open chat
Precisa de ajuda?